domingo, dezembro 24, 2017

UM NATAL 'SUBVERSIVO'...


O Natal recorda-nos que Deus fez uma escolha: escolheu ser pobre. Não cedeu aos caprichos do Império Romano, símbolo do poder que subjuga e escraviza; Não cedeu aos caprichos religiosos de quem desejava um deus encerrado num templo e ‘domesticado’ pela vontade dos homens; Não cedeu à ‘falsa esperança’ de ser um poderoso guerreiro com ‘ódios de estimação’; Não cedeu aos preconceitos nacionalistas de ser ‘um deus só para alguns eleitos’; Não cedeu à falsa expectativa de se apresentar como um ‘deus-sádico’; não cedeu à tentação de se fazer conhecer como um deus ‘onipotente-vingativo’...

Subvertendo todas as lógicas, e purificando todas as nossas (falsas!) expectativas, em Jesus, Deus revela-se como um Deus de Ternura e Misericórdia, um Deus que não se cala diante da injustiça, um Deus que faz das periferias o centro, um Deus que nos traz uma paz que não é anestesia, nem ‘paz de cemitério’, mas compromisso em restituir dignidade; um Deus que se apresenta aos homens como fiel companheiro de viagem pelas estradas da vida, um Deus que rejubila com as nossas conquistas, um Deus que beija e cura as nossas feridas, um Deus que nos liberta de ‘tudo o que pesa dentro de nós’ e, com a força do perdão, nos ensina que toda a vida é feita de recomeços...Um Deus ‘pequenino’ que deseja tornar ‘grande’ o nosso existir.

Diante do presépio, e a partir dele, há uma lógica ‘subversiva’ que nos interpela. Ali, Deus recorda-nos que a experiência de fé nunca pode ser ‘superficial’ ou ‘banal’, pede-nos que não nos deixemos ‘convencer’ por uma religiosidade da ‘aparência’ e provoca-nos a tocar todas as feridas da humanidade, a caminhar delicadamente no território sagrado que é cada pessoa, a escutar ‘divinamente’, antepondo a misericórdia ao julgamento.


A partir de Belém, daquela manjedoura onde Ele assumiu nossa carne, o Céu não nos pede para ‘sermos bonzinhos’, mas sim para sermos humanos, plenamente humanos, tão humanos...que com Cristo, e em Cristo, nos tornemos divinos. FELIZ NATAL!



Sem comentários: